Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mercadão Municipal

Mercadão Municipal sempre atrai a atenção das pessoas que admiram a culinária e o bons produtos que o local oferece! Produtos exóticos, diferentes sabores e preparações certamente você encontra por lá.
Passear logo de manhãzinha, sentar em uma cafeteria, beber um bom café espresso e logo depois sentir o aroma dos produtos frescos no local não tem comparação! A organização e a beleza dos produtos encantam qualquer pessoa!

No Mercadão de São Paulo gosto muito do sanduiche pão com mortadela, camarão além das frutas maravilhosas que parecem ser de outro planeta tanto no tamanho quanto no sabor. O preço dos produtos não chega ser barato mas também não inacessível, tem para todos os bolsos. Paguei por cinco unidades de frutas (um figo, dois morangos, um caju, meia pitaya) R$50,00 (é também achei um pouco salgado, mas valeu pelo sabor).
Dependendo do horário e do dia você não consegue lugar para sentar e comer o lanche ou salgado, mas afinal comer em qualquer lugar dentro do mercadão é tudo de bom! Viva a alegria de aproveitar bem o lazer!
Histórico: O Mercado Municipal foi construído para substituir o mercado velho que ficava na rua 25 de Março, local onde os comerciantes vendiam seus produtos ao ar livre. Em 1924, com o crescimento da cidade, foi aprovada uma lei autorizando a construção de um novo mercado. O Mercado Central, como é conhecido hoje, talvez tenha sido o último dos grandes edifícios que foram erguidos a partir do final do século XIX para que a cidade consolidasse cada vez mais suas imagens de “Metrópole do Café”. Em 25 de janeiro de 1933, às margens do rio Tamanduateí, numa área de 12.600m², ele foi finalmente inaugurado, quando São Paulo contava com uma população de um milhão de habitantes.

Gosto também do Mercadão de Curitiba que oferece vários box de cafés especiais além das lindas flores! O box de temperos e condimentos é maravilhoso, dá vontade de ficar o dia todo elaborando receitas e mais receitas com estes ingredientes, mesmo sabendo que você provavelmente não vai chegar a utilizá los.
Histórico: em 1820 Curitiba viu o conceito de mercado público em estilo de casinhas proximo à Catedral; após instalado em vários locais diferentes ao longo dos anos em 1956 inicia a contrução do Mercadão Municipal de Curitiba em um terreno frente antiga Rede Ferroviária sendo finalizado em 1958.

Segue algumas fotos que tirei quando fui visitar.

= Mercadão de São Paulo














= Mercadão de Curitiba










quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Chocolate Lindt



Grande parte das pessoas adultas ou crianças (acima de seis anos) do mundo já experimentaram algum tipo de chocolate, seja ele tipo amargo, ao leite, branco, misto entre outros. No Brasil existem muitas marcas de chocolates, algumas com bastante açúcar outros menos em versões diet, light ou normal. Na verdade o paladar do brasileiro para o chocolate é em uma versão mais doce comparada a países como Japão, Estados Unidos, França. Sou admiradora de chocolates, entretanto não chocólatra, e, hoje venho mostrar um chocolate que penso ser muito gostoso, Lindt!


Ganhei de presente dois tipos de chocolate da Lindt de um amigo que foi para a Alemanha e confesso que fiquei encantada com as embalagens e claro com o sabor delicado e suave. Outras marcas interessantes de chocolate destacam se Godiva e Kopenhagen.


A origem da empresa Lindt foi em meados de 1845, onde David Spuringli-Schwarz e seu filho era dono de uma pequena loja de doces da cidade de Zurique.

O chocolate tipo Lindor é produzido por Lindt, caracterizando por uma casca de chocolate duro e recheio de chocolate liso. Originalmente era uma esfera de trufa Lindt & Sprungli introduzido em 1955, em formato de bolas com uma gama de variedade de sabores. Além destas deliciosas trufas, Lindt possui outros tipos de chocolates como Coelho de Ouro, chocolates em formatos de cenouras, pintos e cordeiros; no Natal produz bonecos natalinos, sinos, enfeites de chocolates; no Dia dos Namorados caixas em forma de coração; outros como chocolates em barras com em torno de 25 sabores.
        Vale a pena experimentar! É uma delícia!!



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Bolo


Hoje trago uma receita fácil de bolo utilizando a preparação de pão de ló pronta.
Esta preparação vai bem com chá de erva doce ou verde sem açúcar em uma tarde ou manhã principalmente chuvosa.

Ingredientes:
- 1 caixa de receita pronta de pão de ló;
- 2 colheres de sopa cheia de chocolate em pó;
- 1 xícara de coco ralado grosso sem açúcar;
- 1 xícara de castanha do Brasil (Pará) picada;
- 1/2 lata de doce de leite.

Modo de preparo:
Faça a receita de pão de ló e divida a massa em dois recipientes.
Uma das massas adicione o chocolate em pó e misture bem.
Unte uma forma pequena retangular com margarina e farinha de trigo. Coloque a parte da massa branca e polvilhe por cima o coco ralado. Em seguida despeje a massa com chocolate e por cima coloque a castanha do Brasil picada.
Por ultimo, com o auxilio de uma colher de chá, pegue o doce de leite e espalhe em formas de "gotas" em toda a forma.
Asse em forno baixo por 30minutos.

Bom apetite!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Paçoca caseira



A paçoca é um prato típico das festas juninas, entretanto é um alimento consumido o ano todo e adorado por muitos!
Diz a história que esta preparação surgiu no interior de São Paulo sendo um prato típico "caipira". A receita tradicional vai amendoim, farinha de mandioca ou milho, açúcar e sal.
E hoje fiz uma paçoca caseira super fácil, diferente da receita original, o sabor ficou muito bom uma vez que não ficou doce demais e a consistência ficou no ponto, não muito úmida.

Os ingredientes foram:
- 500g de amendoim descascado e torrado;
- 160g de bolacha tipo maisena;
- 1/2 caixa de leite condensado de 395g (a paçoca não fica tão doce, mas caso queira adicionar 1 caixa inteira fica bom também).

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o amendoim, depois a bolacha e ambos coloque em um recipiente. Misture o leite condensado, bolacha e amendoim e mexa bem com as mãos.
Coloque em uma assadeira ou refratário e deixe descansar por 1 hora, faça cortes do tamanho desejado.

Bom demais!

Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é um dos alimentos mais degustados pelo mundo todo, principalmente na Índia, Estados Unidos e inclusive no Brasil.
Inúmeros pratos compõe este ingrediente utilizado como condimento, por exemplo o acarajé prato típico do Nordeste, barreado, patês.
A pimenta vermelha é fonte de antioxidantes, vitamina C. Além disso, este alimento possui uma substância chamada capsaicina responsável pela cicatrização, anti-inflamatório e considerado um alimento termogênico.

Segue abaixo uma receita que fiz em casa e que pode ser utilizado em diversas preparações: tempero para carnes, sopas, cremes, refogados, peixes e conservas.


Ingredientes:
1 bandeja (200g) de pimenta dedo de moça
1 cabeça de alho in natura
2 cebolas in natura
3 ramas de sálvia fresca
150mL de óleo de soja
Sal a gosto

Modo de preparo:
Lave todos os ingredientes e adicione em uma panela com o óleo de soja. Reserve a sálvia fresca e o sal para o final. Deixe no fogo baixo por aproximadamente 20 minutos com uma tampa mexendo para não queimar ou grudar, depois deste tempo, adicione a sálvia e o sal e mexa bem. Depois de cinco minutos desligue o fogo e deixe a preparação esfriar. Leve no liquidificador e bata bem. Adicione em um recipiente de vidro e conserve na geladeira.





domingo, 15 de julho de 2012

Saquinho de refrigerante - Coca-cola bag

Esta coca-cola sempre antenada aos anseios e necessidades dos seus consumidores, assim inovando e atraindo cada vez mais clientes... já que o seu sabor é sem comparação.


domingo, 24 de junho de 2012

Dicas na perda de peso


Todos os dias muitas pessoas buscam alternativas de perder alguns quilos tanto no objetivo de alcançar uma saúde melhor como esteticamente.
Alguns recorrem a dietas desequilibradas e medicamentos sem orientação. O importante é perdermos peso aos poucos, de acordo com o nosso organismo, de uma forma saudável de tal forma que não nos prejudique e nem ficarmos no famoso efeito "sanfona".
No Brasil mais de 50% da população adulta apresenta se acima do peso e, vários fatores estão relacionados como sedentarismo, estilo de vida, genética, tipo de alimentação, doença...
Para que possamos iniciar uma reeducação alimentar de uma forma saudável e constante o primeiro passo é a conscientização e a persistência no propósito que teremos, se deslizou um dia na sua reeducação alimentar, não desanime! Comece novamente!
Então seguem algumas dicas simples, mas essenciais para que tenhamos sucesso na perda de peso.

- Beba água entre as refeições, independente da época do ano, no mínimo dois litros. A água elimina as toxinas e hidrata o organismo;
- Mastigue devagar os alimentos para que os nutrientes sejam bem absorvidos e aproveitados;
- Evite frituras, sendo o recomendável uma vez na semana;
- Evite doces concentrados e preparações prontas (industrializados), pois além de possuir grandes quantidades de calorias há conservantes, corantes e poucos nutrientes essenciais para o organismo;
- Leia atentamente o rótulo dos alimentos que irá consumir e fique atento as quantidades de calorias, gorduras saturadas, carboidratos e sódio;
- Prefira alimentos de época, pois possuem maior teor de nutrientes e são baratos;
- Organize seu horário para as refeições;
- Faça algum tipo de atividade física de sua preferência pelo menos quatro vezes na semana;
- Vá ao mercado após as refeições e com uma lista estabelecida do que comprar, isso evita adquirir produtos sem necessidade;
- Consuma quatro frutas ao dia e, se possível, coma com casca e bagaço. As frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes;
- Hortaliças (saladas e legumes cozidos) no almoço e jantar;
- Sobremesa, opte uma gelatina, salada de frutas, manjar light;
- Alimentos integrais como arroz, pães, bolachas podem ser inseridas na alimentação, se estiver iniciando a inserção destes alimentos, comece com duas vezes por semana;
- Varie no tipo das preparações para não enjoar de um só alimento, por exemplo: preparações grelhadas, assadas, a vapor, cozidas;
- Busque receitas criativas e nutritivas ou as crie você mesmo;
- Se o seu tempo é escasso para preparar refeições durante a semana, organize os alimentos (lavagem, higienização e cardápio) nos finais de semana;
- No trabalho leve frutas, garrafas de água ou chás, barrinhas de cereais;
- Tenha a sua alimentação bem diversificada e colorida, ou seja, no almoço e jantar tenha cinco cores diferentes;
- Faça de quatro a seis refeições por dia em pequenas porções.

Então... vamos lá? Boa sorte!

sábado, 23 de junho de 2012

Criatividade nas preparações dos alimentos

Dizem que cozinhar é um dom! 
Realmente isso tem um fundamento quando vejo algumas criações e decorações de pratos ou doces em geral. É claro que a dedicação, esforço e amor fazem a total diferença. Outra coisa que todos dizem (inclusive minha mãe...) "você come com os olhos!"

Então segue abaixo algumas lindas figuras que encontrei e tirei. 

Este é um pãozinho recheado com creme branco, delicioso. Você pode encontrá lo no Nelson Boulangerei - Arte dos Pães em Londrina.

Estes cupcakes são deliciosos, conheci em Curitiba no Boticake, experimentei o de nozes e pistache.

Este bolo conheci em Curitiba e... realmente é o melhor...

Frango Capotado... acompanhado com arroz, vinagrete, polenta frita... dos deuses. Encontrado na Festa Canção em Maringá.

Bombom de morango, pensa em uma sobremesa boa! Encontrado no Mercadão Municipal de São Paulo.



Um doce super fácil de massa de pastel assado recheado com chantilly e frutas roxas (amora e mirtilo) e finalizado com açúcar de confeiteiro. Muito bom!

Esta foto é muito fofa, encontrei na internet assim como as demais abaixo... quanta criatividade!






sábado, 5 de maio de 2012

Óleo de Coco


     O óleo de coco (Cocos nucifera L.) extra virgem é extraído do fruto maduro e ultimamente vem ganhando espaço na mídia e em pesquisas devido as suas propriedades em relação ao beneficio da saúde, mas será que o seu consumo pode ser realizado por todas as pessoas independente do seu estado de saúde?
     O coco é originário da Oceania trazido pelo português colonizador. O fruto do coqueiro é utilizado industrialmente na fabricação de lubrificante, manteiga, margarina, água de coco, doces, ou na fabricação do óleo de coco no preparo de diversos pratos.
     O óleo de coco extra virgem é um produto 100% natural, prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído da polpa do coco fresco por processos físicos. Seu índice de acidez de até 0,5% o que caracteriza como um óleo extra virgem.

     Propriedades nutritivas e organolépticas do óleo de coco:
     É fonte de ácido láurico que possui ação antibacteriana, antiparasitária, antiviral e antifúngica; ácido caprílico possui ação antifúngica; possui ação anti-inflamatória e; proteção da microbiota probiótica. Além disso, é fonte de vitamina E, ômega-6, ômega-9, possui poder antioxidante e livre de gorduras trans.
     Este alimento solidifica se submetido em temperatura abaixo de 25ºC.

     Por que o óleo de côco é considerado termogênico?
     Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo do organismo auxiliando na queima de calorias e assim a emagrecer. Contudo, estes alimentos não devem ser considerados maravilhosos ou milagrosos, pois depende da quantidade e frequência consumida. Alguns alimentos são pimenta vermelha, gengibre, chá verde, cafeína entre outros.
     O óleo de coco possui uma gordura chamada triglicerídeo de cadeia média (TCM) gerando energia para as células de uma forma acelerada, desta forma, acelerando o gasto energético. Adicionalmente, por ser uma gordura, o óleo de coco retarda o tempo de esvaziamento gástrico, promovendo rapidamente a sensação de saciedade.
   
     Cuidados gerais:
     > Pessoas portadoras de doenças hepáticas e problemas cardiovasculares devem passar por uma avaliação médica.
     > Cuidado com os óleos de coco refinados, pois estes não possuem as mesmas propriedades que o óleo de coco extra virgem, desta forma, sempre leia atentamente o rótulo.
     > Sem dúvida, se o consumo da alimentação diária contiver frituras, alimentos gordurosos e doces em excesso e não houver uma reeducação alimentar, mesmo consumindo óleo de coco diariamente, o objetivo não será alcançado.
     > Estilo de vida, alimentação, exercícios físicos devem fazer parte do nosso cotidiano e juntamente com o consumo regular e equilibrado do óleo de coco auxilia na manutenção da saúde.

     Quantidade indicada para o consumo:
     Inicia com pequenas quantidades por dia para evitar alguns possíveis desconfortos gastrointestinais como uma colher de sopa fracionada em duas ou três vezes por dia. Depois, consumir no máximo duas colheres de sopa por dia.

Fonte consultada:
Alimentos termogênicos. http://www.ipersona.com.br/dados/artigos/Alimentos.pdf
Noções de Nutrição. http://www.tecnoenf.com.br/apostilas/nutricao.pdf
O Coco. Riqueza, alimentação e folclore. http://bvmsm.fgf.org.br/obra/livros/020501-00031-capitulo01.pdf
Óleo de coco emagrece mesmo? http://saude.abril.com.br/edicoes/0349/nutricao/oleo-coco-emagrece-mesmo-682390.shtml
Óleo vegetais e o estresse térmico. http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/180.pdf
Os benefícios do óleo de coco. http://www.aja.org.br/oleos/Oleo_de_Coco_Copra_3.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/palestras/cancer/uso_fititerapicos_quimioterapia.pdf