Muito se tem falado de alimentos, saúde, estilo de vida, sustentabilidade e qualidade de vida. Sabemos que para obtermos o equilíbrio de todos estes fatores são necessários constantes e permanentes mudanças onde na maioria das vezes requer estímulo, tempo, conhecimento, conscientização e ação. E pensando nas escolhas alimentares saudáveis surgiu a proposta deste trabalho objetivando auxiliar de alguma forma o processo de educação e informação nutricional e dos alimentos. Sejam bem vindos!
sábado, 18 de dezembro de 2010
Linguíça toscana caseira
Ganhei das alunas do Curso Técnico em Alimentos de Maringá, linguíça toscana caseira, onde foi preparado e feito pelas próprias com cuidados de higiene e manipulação dos alimentos, o que é um ponto positivo, pois percebi o quanto um conhecimento adquirido em sala de aula pode ser colocado na prática.
A linguíça é um produto alimentício denominado como embutido e, este produto chegou no Brasil através dos europeus. A linguíça toscana é feita de carne suína geralmente utilizam barriga, lombo, paleta e, o seu tempero básico é feito de sal e alho in natura, entretanto pode ser adicionada ervas aromáticas para realçar o sabor deste produto.
Atualmente encontram se no mercado uma grande variedade de linguíças toscanas, algumas com diferentes temperos para todos os paladares assim como tamanhos e espessuras (fino, médio e grosso) para diveras finalidades culinárias.
Nesta preparação não foi nenhum tipo de aditivo químico para a conservação do mesmo, sendo assim, recomendaram que consumisse o mais rápido possível e o fiz.
Desta forma, como sempre, fui selecionando as coisas que encontrava a minha frente e fiz um prato rápido e saboroso.
Refeição
- Linguíça toscana caseira grelhada ao molho vermelho com ervas frescas;
- Arroz branco;
- Sala de couve com gergelim branco ao molho de azeite, maracujá, sal e glutamato monossódico;
- Pimenta vermelha em conserva no vinagre à vontade;
- Alcaparras em conserva à vontade.
Tempo de preparo 40 minutos.
Linguíça:
Utilizei três unidades de linguíça e coloquei em uma frigideira revestida de teflon.
Selei dos dois lados e fiz três cortes leves na diagonal.
Depois adicionei um ramo de estragão fresca, sálvia fresca, e uma xícara e meia de chá de água e deixei na cocção durante uns 20 minutos. Em alguns momentos ia virando-as.
Retirei as linguíças e as ervas frescas e, reservei em um recipiente.
O resíduo que ficou no fundo da panela utilizei como base para o molho vermelho, onde adicionei meia xícara de chá de água e 100g de molho de tomate. Deixei ferver em fogo médio durante uns 10 minutos sempre mexendo, quando adquiriu uma consistência grossa, e retirei do fogo.
Obs.: pode usar meia xícara de vinho branco no lugar de água para auxiliar na cocção da linguíça.
Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário