Considerações gerais
A batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo originária do Peru onde foi cultivada pela população inca há mais de 7.000 anos, sendo um alimento muito apreciado e utilizado em diversos tipos de preparações. Pode ser encontrada diversas variedades tanto nas cores da casca, polpa e teor de umidade.
Este alimento ganhou outros continentes a partir do ano de 1520 quando foi introduzida na Europa depois foi difundida progressivamente em outras regiões e países como o Brasil.
As variedades comumente plantadas no Brasil são ágata, almera, asterix, amorosa, atlantic, bintje, canelle, chipie, colorado, emeraude, maranca, fontane, florisse, gredine, markies, opaline, mondial, monalisa e sinora.
A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo todo, atrás do arroz, trigo e milho.
A época de plantio é nos meses de agosto, setembro e outubro e a safra na primavera e verão e, nos meses de cultivo em janeiro, fevereiro e março a safra é no outono e inverno.
No momento da aquisição...
Evite comprar batata de tamanhos muito grandes, com brotos, partes murchas, ou de coloração verde, pois a qualidade tanto organoléptica quanto nutritiva é menor. A coloração verde da batata é devido a formação de uma substância chamada solanina que é toxica quando consumida. É importante saber que a solanina é encontrado de modo natural em alguns alimentos e plantas, mas a intoxicação por solanina tem como manifestações clínicas as alterações gastrointestinais como dores abdominais, diarreias, ânsias e vômitos, além disso, promove alterações neurológicas.
Então, dê preferencia pelas batatas que possuem tamanhos uniformes, cascas lisas e firmes.
Em relação ao armazenamento é recomendado local fresco, sem incidência de luz direta e fora de embalagem plástica.
Valor Nutritivo
A batata é rica fonte de carboidratos além das suas proteínas de alto valor biológico, potássio, ácido ascórbico, tiamina, riboflavina, niacina e piridoxina. Segundo a TACO, em 100gramas de parte comestível deste alimento cru representa 64 calorias, já frita possui 267 calorias e sauté apresenta 68 calorias.
A grande vantagem é que este alimento, além de ser muito bem aceito pela população, proporciona diversas formas de preparações como em purês, sopas, cozidos, conservas, fritos, em massas de salgados e nhoques, assados, grelhados dentre outros.
Conserva
Como sempre comprei algumas mini batatas muito fofas e aparentemente saborosas... Escolhi as mais uniformes e lisas para poder fazer uma batata sauté. Chegando em casa, acabei mudando de ideia e acabei fazendo uma conserva (como sempre (?))...
Desta forma, iniciei colocando água em uma panela e levei ao fogo e, quando começou a levantar fervura adicionei meia colher de sopa de sal, uma folha de louro e uma pitada de salsinha. Logo em seguida adicionei as batatas previamente lavadas.
Deixei ferver por uns 6 minutos e escorri em água corrente, transferi em um vidro com tampa tipo de azeitona grande e completei com vinagre (1/2) e água fervida (1/2). Adicionei nesta conserva um ramo de sálvia fresca, um talo de cebolinha in natura, pimenta calabresa desidratada, glutamato monossodico, três dentes de alho.
Ficou muito saboroso!
Achei interessante as conservas de batatas,aprendi mas um pouco sobre elas muito bom!
ResponderExcluirMas gostaria de saber quanto tempo tem que ficar sem abrir a conserva para comer.
beijos,parabéns adorei esse Blog.
Olá Gleici! O tempo para consumir a conserva de batata é de oito dias para que os componentes do caldo penetrem e proporcionem um sabor característico. Já para consumir o alho que está no caldo recomendo aguardar aproximadamente 11 dias. Quando consumir vire delicadamente o vidro para que a pimenta desidratada fique em cima das batatas! Beijos!
ResponderExcluir