Muito se tem falado de alimentos, saúde, estilo de vida, sustentabilidade e qualidade de vida. Sabemos que para obtermos o equilíbrio de todos estes fatores são necessários constantes e permanentes mudanças onde na maioria das vezes requer estímulo, tempo, conhecimento, conscientização e ação. E pensando nas escolhas alimentares saudáveis surgiu a proposta deste trabalho objetivando auxiliar de alguma forma o processo de educação e informação nutricional e dos alimentos. Sejam bem vindos!
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Batata inglesa
Considerações gerais
A batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo originária do Peru onde foi cultivada pela população inca há mais de 7.000 anos, sendo um alimento muito apreciado e utilizado em diversos tipos de preparações. Pode ser encontrada diversas variedades tanto nas cores da casca, polpa e teor de umidade.
Este alimento ganhou outros continentes a partir do ano de 1520 quando foi introduzida na Europa depois foi difundida progressivamente em outras regiões e países como o Brasil.
As variedades comumente plantadas no Brasil são ágata, almera, asterix, amorosa, atlantic, bintje, canelle, chipie, colorado, emeraude, maranca, fontane, florisse, gredine, markies, opaline, mondial, monalisa e sinora.
A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo todo, atrás do arroz, trigo e milho.
A época de plantio é nos meses de agosto, setembro e outubro e a safra na primavera e verão e, nos meses de cultivo em janeiro, fevereiro e março a safra é no outono e inverno.
No momento da aquisição...
Evite comprar batata de tamanhos muito grandes, com brotos, partes murchas, ou de coloração verde, pois a qualidade tanto organoléptica quanto nutritiva é menor. A coloração verde da batata é devido a formação de uma substância chamada solanina que é toxica quando consumida. É importante saber que a solanina é encontrado de modo natural em alguns alimentos e plantas, mas a intoxicação por solanina tem como manifestações clínicas as alterações gastrointestinais como dores abdominais, diarreias, ânsias e vômitos, além disso, promove alterações neurológicas.
Então, dê preferencia pelas batatas que possuem tamanhos uniformes, cascas lisas e firmes.
Em relação ao armazenamento é recomendado local fresco, sem incidência de luz direta e fora de embalagem plástica.
Valor Nutritivo
A batata é rica fonte de carboidratos além das suas proteínas de alto valor biológico, potássio, ácido ascórbico, tiamina, riboflavina, niacina e piridoxina. Segundo a TACO, em 100gramas de parte comestível deste alimento cru representa 64 calorias, já frita possui 267 calorias e sauté apresenta 68 calorias.
A grande vantagem é que este alimento, além de ser muito bem aceito pela população, proporciona diversas formas de preparações como em purês, sopas, cozidos, conservas, fritos, em massas de salgados e nhoques, assados, grelhados dentre outros.
Conserva
Como sempre comprei algumas mini batatas muito fofas e aparentemente saborosas... Escolhi as mais uniformes e lisas para poder fazer uma batata sauté. Chegando em casa, acabei mudando de ideia e acabei fazendo uma conserva (como sempre (?))...
Desta forma, iniciei colocando água em uma panela e levei ao fogo e, quando começou a levantar fervura adicionei meia colher de sopa de sal, uma folha de louro e uma pitada de salsinha. Logo em seguida adicionei as batatas previamente lavadas.
Deixei ferver por uns 6 minutos e escorri em água corrente, transferi em um vidro com tampa tipo de azeitona grande e completei com vinagre (1/2) e água fervida (1/2). Adicionei nesta conserva um ramo de sálvia fresca, um talo de cebolinha in natura, pimenta calabresa desidratada, glutamato monossodico, três dentes de alho.
Ficou muito saboroso!
Assinar:
Postagens (Atom)